
O champagne é o espumante mais famoso. O champagne é um tipo específico de espumante, feito de uma certa variedade de uvas e produzido de uma certa forma, que vem de uma região da Franca chamada Champagne.
Infelizmente, para as pessoas de Champagne, na França, o vinho deles ficou tão famoso que o nome champagne passou a ser usado por produtores de vinhos de todos os lugares do mundo, até que o nome se tornou sinonimo de praticamente toda uma categoria de espumantes.
Até um recente acordo entre os Estados Unidos e a União europeia, os produtores de vinhos americanos podiam usar qualquer espumante de champagne se eles quisessem, bastava que a carbonização não fosse adicionada artificialmente. E até mesmo hoje, as vinícolas americanas que já estavam usando o nome champagne irão continuar a usar. Mas eles tem que adicionar uma nota geográfica pra dizer que é um champagne americano ou californiano na garrafa.
Para os franceses, limitar o uso do nome champagne somente para os vinhos feitos na região de Champagne é uma questão nacional. Leis da União europeia não só previnem qualquer outro país membro de chamarem seus espumantes de champagne, mas também proíbem o uso de palavras que possam sugerir a palavra champagne, como dizer que esse vinho foi produzido usando os métodos de champagne. E garrafas de espumantes que colocam o nome champagne, são banidos e não podem vender na Europa.
Se alguém tentar impressiona-lo servindo champagne que não seja francês, não fique tão impressionado. Os espumantes americanos mais respeitáveis não colocam champagne na garrafa, em respeito aos colegas franceses. E claro, também porque os melhores espumantes californianos são de propriedade francesa. Elementar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário