quarta-feira, novembro 18, 2009

Remembrance day

Semana passada vim trabalhar normalmente como faço todos os dias. Quando cheguei no trabalho, vi que todo mundo tinha um broche em forma de rosa vermelha no lado esquerdo do peito. Sabia que era o Remembrance Day, sei que o broche, conhecido como “Poppy”, representava o Remembrance Day, mas mesmo assim, continuei fazendo o que estava destinado a fazer.

Como trabalho num complexo de prédios, estava saindo de um prédio e ia entrar no outro, do outro lado da rua e vejo uma aglomeracao de pessoas em torno da bandeira canadense e da bandeira da província de Ontario. Distraído, perguntei a uma senhora que se encaminhava o que se tratava aquela reunião de pessoas. Ela me disse com cara feia que iam fazer dois minutos de silencio em homanagem aos veteranos mortos nas guerras que o Canada entrou, especialmente a Primeira Guerra Mundial.

O presidente da empresa saiu e com as bandeiras à meio pau, fizemos dois minutos de silencio. Claro que me juntei, pois sempre admirei o respeito prestado àqueles que dão suas vidas em prol do seu país. Os dois minutos de silencio ocorre no dia 11 do mês 11 às 11 horas, que foi quando a Alemanha assinou o armistício em 1918. O Remenbrance Day foi criado pelo rei George V logo em 1919.

No Canadá, o remembrance day é feriado em todas as províncias menos Ontario e Quebec. A cerimonia oficial é realizada no National War Memorial, em Ottawa. Este ano o Principe Charles estava aqui na cerimonia.

O Poppy é baseado no poema do médico militar canadense John McCrae, chamado In Flander’s Fields. O emblema foi escolhido por causa das flores que voavam nos campos de batalha de Flandres, na primeira guerra e sua cor vermelha é pra simbolizar o derramamento de sangue nas trincheiras.

Nenhum comentário: