sábado, janeiro 30, 2010

Vinho branco

Quem criou o termo vinho branco provavelmente não enxergava muito bem. Se você olhar, você vai perceber que ele não é branco, é amarelado. Vinho branco é vinho sem a cor vermelha. Ou cor-de-rosa, que também é da família dos vermelho. Isso significa dizer que o Zinfandel branco, um vinho da cor-de-rosa, não é um vinho branco. Mas vinhos amarelos, dourados, e alguns que são claros como agua, todos são considerados vinhos brancos.

Os vinhos se tornam brancos de duas formas: primeiro, o vinho branco pode ser feito de uvas brancas, que também não são brancas. Elas são esverdeadas, amarelas esverdeadas, amarelas douradas, e até mesmo amarelas cor-de-rosa. Basicamente, uvas brancas inclui todo tipo d uva que não possuem cor vermelha escura ou azul escura. Se você faz vinho a partir das uvas brancas, então é um vinho branco.

A segunda maneira do vinho se tornar branco é um pouco mais complicada. O processo envolve usar uvas vermelhas, mas apenas o suco das uvas vermelhas e não a pele da uva. O suco da maioria das uvas vermelhas não possui pigmentação, apenas a pele.

Assim, o vinho feito apenas com o suco das uvas vermelhas pode ser um vinho branco. Na prática, poucos vinhos brancos vêm de uvas vermelhas. A única exceção é o champanhe.

Você pode beber o vinho branco a qualquer hora que quiser, inclusive beber sem comida acompanhando ou beber com comidas leves. Os vinhos brancos são considerados vinhos aperitivos, que podem ser consumidos antes do jantar, no lugar de cocktails ou em festas. Um vinho aperitivo é vinho que tem sabores adicionados a ele, como o Vermute tem.

Muitas pessoas gostam de beber vinhos brancos quando a temperatura está quente porque eles são mais refrescantes do que os vinhos tintos e os brancos são geralmente ingeridos frios. Serve-se os vinhos brancos frios, mas não gelados. Algumas pessoas tomam o vinho branco gelados, mas pra descobrir o verdadeiro sabor, tem que se tomar na temperatura ideal.

As minhas preferencias estão nos preços entre 10 e 13 dolares a garrafa. E eles são quatro.

1) O californiano Woodbridge Sauvignon Blanc, by Robert Mondavi. Oriundo do Napa Valley. CAD$ 12,95 - 750ml.

2) O sulafricano Two Oceans, tambem Sauvignon Blanc. CAD$ 9,75 - 750ml.

3) O australiano Yellow Tail, Pinot Grigio. CAD$ 11,45 - 750ml.

4) E outro australiano, o Lindemans, Bin 95, Sauvignon Blanc. CAD$ 10,95 - 750ml.

Esses quatro sempre terei em casa, pois apesar de serem bem baratos, caem bem no meu paladar de novato do mundo dos vinhos.

Nenhum comentário: