domingo, fevereiro 07, 2010

Sulfitos

O dióxido de enxofre é um componente formado pelo enxofre e o oxigénio, que ocorre naturalmente durante o processo de fermentação, em pequenas quantidades. Alguns produtores de vinhos o adicionam também. O dióxido de enxofre é como a aspirina e a vitamina E para os humanos, uma droga leve que cura todo tipo de aflições e previne outras.

O dióxido de enxofre é um antibacterial que previne o vinho de se transformar em vinagre. Ele inibe as leveduras, prevenindo os vinhos doces de fermentarem novamente dentro das garrafas. É um antioxidante, que mantém o vinho fresco e sem ser molestado pelo oxigenio.

Mas mesmo com todas essas mágicas propriedades, os produtores de vinhos tentam usar os sulfitos o mínimo que podem, pois muitos acreditam que quanto menos você usar, melhor o vinho ficará, como muitas pessoas preferem usar a menor quantidade de remédios possível.

Hoje em dia, o processo de fabricação do vinho é tão avançado que os produtores precisam usar os sulfitos cada vez menos. Mesmo assim, muitos vinhos aqui no Canada e nos Estados Unidos vem escrito nas garrafas que o vinho contem sulfitos. Tudo isso se deu porque o Congresso americano passou uma lei que obriga que este aviso esteja na garrafa.

Assim, muitos bebedores de vinhos passaram a acreditar que hoje em dia existe mais sulfitos nas garrafas do que antes, mas provavelmente hoje em dia ele é usado em níveis bem baixos comparados com o passado.

Aproximadamente 5% dos asmáticos são extremamente sensíveis aos sulfitos. Para protege-los, o Congresso americano criou a lei que obriga que cada vinho que contem mais de 10/1 milhão de sulfitos tem que colocar o aviso de que “contem sulfitos”.

Considerando que entre 10 ou 20/1 milhão ocorre naturalmente no vinho, este aviso cobre praticamente todos os vinhos. A exceção ocorre somente pros vinhos orgânicos, que são intencionalmente feitos sem a adição de sulfitos e alguns que possuem pouquíssimos sulfitos que não precisam usar o aviso na garrafa.

Na verdade, o nível de sulfitos nos vinhos varia entre 30 e 150/1 milhão, o que vem a ser a mesma quantidade em damascos secos. O nível legal máximo nos Estados Unidos é de 350/1 milhão. Os vinhos brancos de sobremesa tem os níveis maiores, seguidos pelos brancos meio doces, pois estes tipos de vinhos precisam de mais proteção. Os brancos secos possuem menos sulfitos e os tintos secos são os que possuem menos.

Nenhum comentário: