terça-feira, novembro 23, 2010

Fatos para serem lembrados 10: A eleição de George W. Bush

O presidente americano que iria suceder Bill Clinton foi eleito depois de um batalha judicial, que durou mais de um mês. A decisão só foi feita quando a Suprema Corte mandou parar com as infinitas recontagens de votos no estado da Florida e deu a vitória ao republicano. Bush ganhou com 300 mil votos a menos que Al Gore. Foi a terceira vez que isso aconteceu em toda a história americana até então. E era a segunda vez que um filho de ex-presidente chegava à Casa Branca. O outro foi Quincy Jones Adams, eleito em 1824, filho de John Adams, o segundo presidente do país.

Bush e Adams também tiveram outras peculiaridades. Ambos passaram a usar o nome intermediário pra se diferenciar do pai que possui o mesmo nome. O W de Bush é Walker. Ambos perderam por estreita margem na votação popular, mas conseguiram maioria no colégio eleitoral. Como a eleição americana é feita com base estadual, o candidato com maioria num estado leva todos os seus votos eleitorais. Isso explica porque após abocanhar os disputadíssimos 25 votos da Florida uma diferença de pouco mais de uma centena de votos populares, Bush bate Gore por 271 a 267 no Colégio eleitoral. Valendo salientar que o irmão de Bush era o governador de mesma Flórida.

George W. Bush era o governador do Texas, maior estado americano em tamanho e o segundo mais rico. Bush era o filho mais velho de uma família cujos negócios são política e petróleo. Bush pai veio da região de New England e o próprio Bush filho nasceu em Connecticut, mas se mudaram pra Midland, no Texas, quando Bush filho tinha 2 anos.

Bush filho fez história em Yale e mestrado em administração em Harvard e casou-se com sua atual mulher em 1977. Perdeu a primeira eleição pra deputado e teve duas filhas gémeas. Tinha 43 anos de idade quando o pai se tornou presidente, em 1989.

Bush filho então trabalhou como assessor na Casa Branca, mas voltou pro Texas e pegou 600 mil dólares emprestador e comprou parte do Texas Rangers, o que lhe deu 2% do time. Mais tarde vendeu suas ações com lucro de 2500%.

Em 1994, dois anos depois do pai perder a reeleição pra Bill Clinton, candidatou-se ao governo do Texas. Bush como governador do Texas ficou famoso pela austeridade fiscal. Cortou impostos e melhorou o sistema educacional. Foi reeleito em 1998. Bush era também favorável a pena de morte e durante o seu governo, mais de 140 condenados foram executados no Texas.

O vice-presidente eleito era Dick Cheney, raposa politica, homem forte do petróleo e que havia sido secretario da defesa de Bush pai. Outro que trabalhou com Bush pai foi Colin Powell, vencedor da Guerra do Golfo, que se tornou chefe do departamento de Estado de Bush filho.

O PIB americano quando Bush chegou à presidência era de 8 trilhões de dólares, quatro vezes o total de riquezas produzidas nos 33 países da América Latina. O orçamento do governo americano era de 1,7 trilhões de dólares, 17 vezes maior do que o brasileiro. Os gastos militares americanos eram de 280 bilhões de dólares por ano, o que era o PIB da Argentina na mesma época.

A conta que os Estados Unidos tinham com saúde pública representava quase 8 vezes o total do comércio entre os países do Mercosul. Com conservação de estradas, os estados Unidos gastavam 29 bilhões de dólares, quantia que era o PIB do Uruguai e Paraguai juntos. 1,8 Bilhão de dólares eram gastos na manutenção dos parques nacionais e representava cinco vezes a verba anual do ministério do meio ambiente.

Nenhum comentário: