terça-feira, novembro 30, 2010

Imigração 3: Itália e Espanha se fecham

No final dos anos 1990, a Europa começava a fechar as portas pros imigrantes. Estava sendo construída uma cerca em torno de Ceuta e Melilla, dois entrepostos comerciais encravados no território de Marrocos, em pleno norte da África, mas que pertencem à Espanha desde o século XVI.

O projeto custou 36 milhões de dólares e consistia em duas fileiras de barricadas de arame com 3 metros de altura e entre elas um corredor de 5 metros de largura, formando uma zona de patrulha pros policiais espanhóis. O complexo contava com cameras de vídeos e torres de controle.

A ideia é a mesma da cerca na fronteira do México com os Estados Unidos, ou com o Muro de Berlim, com a diferença que este último existia pra impedir os alemães orientais de escaparem das maravilhas do comunismo e a primeira serve pra vetar que os pobres tirem uma casquinha do capitalismo avançado.

A Espanha construiu a cerca pra responder à pressões dos parceiros da União Europeia. A Itália fez o mesmo com relação aos refugiados curdos do Iraque e Turquia, africanos do norte e albaneses, que procuravam asilo nas ilhas de Lampedusa e Pantelleria, a 60 quilômetros do litoral da Tunísia, na África.

A Itália passou a receber essas pessoas em centros de triagem onde se amontavam os imigrantes. O problema era que os curdos usavam a Itália como brecha pra se estabelecer na Alemanha, pois este país tinha as leis de imigração mais liberais da Europa.

Mas pessoas como os curdos e argelinos, que fugiam de guerra e perseguição política, estavam dispostos a tudo. Os africanos que chegavam a Ceuta e Melilla em busca de asilo, viajavam de países distantes sob as piores condições possíveis.

A Europa, alem do dilema moral, enfrentava a compreensível falta de disposição persecutória dos países de onde saiam esses imigrantes. Mas, só de marroquinos, existiam 1,7 milhão morando no exterior, apesar de serem punidos caso fossem pegos tentando sair de lá. O desemprego no Marrocos era de 20%.

Nenhum comentário: