segunda-feira, novembro 11, 2013

Lloyd Price – Mister Personality

Nascido em 9 de março de 1933, Lloyd Price, conhecido como Mr. Personality, completou 80 anos de idade em março passado. Oriundo da cidade de Kenner, Louisiana, começou sua carreira aos 19 anos de idade, em 1952, ao compor e gravar o clássico “Lawdy Miss Clawdy”. 

O apelido Mr. Personality veio por causa de um dos seus hits que venderam mais de um milhao de cópias, chamado Personality. Lloyd Price entrou pro Rock and Roll Hall of Fame em 1998. 

Lloyd nasceu em Kenner, e foi criado em um suburbio de New Orleans, teve formacao musical em trumpete e piano, cantava no coral da sua igreja e era membro de um grupo no segundo grau. A mae dele, Beatrice Price, tinha um restaurante Fish and Fry, e Lloyd por causa disso desenvolveu um grande interesse em negocios e em comida.

Quando Art Rupe da Specialty Records foi à New Orlens procurar novos talentos e escutou Lawdy miss Clawdy, ele quis logo gravar. Como Lloyd Price não tinha um banda, Art Rupe chamou Dave Bartholomew e sua banda, que tinha o legendário Fats Domino no piano e Earl Palmer na bateria. Isso é pura história da música. Art Rupe, Lloyd Price, Dave Bartholomew, Earl Palmer e Fats Domino. 

Dave Bartholomew fez os arranjos da música, que se tornou um grande hit na epoca. Price ficou na Specialty por mais alguns anos, mas sem hits. Em 1954, foi convocado pra guerra da Coréia. Quando voltou, havia sido substituido por Little Richard como o ídolo da Specialty. Além disso, o antigo motorista de Lloyd Price, Larry Williams, havia tambem gravado pra Specialty. 

O ano era 1957, entao Lloyd Price fundou uma gravadora chamada KRC, junto com Harold Logan e Bill Boskent. O primeiro compacto foi “Just because”, que foi logo garimpado pela ABC Records e de 1957 até 1959, Price gravou uma série de hits nacionais pra ABC Records, que eram muito bem feitas adaptacoes do som de New Orleans, como “Stagger Lee” e “Personality”. Stagger Lee chegou ao número 1 dos charts de R&B, e vendeu mais de um milhão de cópias. 

Em 1962, Price formaria o Double L Records novamente com Harold Logan, mas sem Bill Boskent. Foi lá que Wilson Pickett começou sua carreira. Em 1969, Harold Logan foi assassinado e então Price fundou um novo selo, chamado Turntable e abriu um clube de mesmo nome em New York City.  

Durante os anos 1970s, Lloyd Price teve um restaurante e boite em Manhattan chamado Turntable e ajudou Don King a promover lutas, que incluiram a famosa Rumble in the jungle, com Muhammad Ali. Depois se tornou construtor, erguendo 42 casas no Bronx. 

Em 1993, Lloyd Price fez uma turnê na Europa com Jerry Lee Lewis, Little Richard e Gary U.S. Bonds. Em 2005, Lloyd Pruce tocou com as lendas do Soul Jerry Butler, Gene Chandler e Ben E. King na turnê Four kings of rhythm and blues, que foram devidamente gravados em DVD e um especial de televisao. 

Em 9 de março de 2010, seu aniversário de 77 anos, em New Orleans, Lloyd Price entrou pro Louisiana Music Hall of Fame e em 20 de junho de 2010, Price apareceu e cantou na final da temporada da série da HBO chamada Treme. 

Lloyd Price atualmente dirige Icon Foods Brands, empresa que lida com comida baseada no estilo do sul dos Estados Unidos, alem de roupas e produtos pra colecionadores. Em Kenner, eles deram o nome de Lloyd Price à uma avenida e assim como, lá tambem ocorre anualmente o Lloyd Price Day. 

Em 2011, Lloyd Price lançou uma autobiografia chamada The true king of the fifities: The Lloyd Price story e estava trabalhando num musical da Broadway chamado Lawdy miss Clawdy, em conjunto com um time que incluia o produtor Phil Ramone. O musical detalha como o rock and roll evoluiu à partir da cena musical de New Orleans do começo dos anos 1950s. 

Hoje em dia, Lloyd Price vive com a esposa em Westchester County, no estado de New York. 

Lloyd Price tem quatro músicas no site Discografia obrigatória: Lawdy miss Clawdy (1952), Just because (1957), StaggerLee (1958) e Personality (1959). 

Lloyd Price em entrevista ao Rock and Roll hall of fame, contando como começou:




Agora no programa Building New York:




Building New York parte 2:

Nenhum comentário: