domingo, novembro 17, 2013

O Rock Brasil, de 1982 a 1984




1982 – 12 músicas

O chamado rock brasil começou em 1982, com um movimento de bandas underground, que seria o outro lado da moeda da chamada MPB. A banda carioca Blitz lançou seu primeiro LP, As aventuras da Blitz, onde além de outras músicas, tinhamos os hits Voce não soube me amar, escrita por Evandro Mesquita, Ricardo Barreto, Guto e Zeca Mendigo e Mais uma de amor (Geme geme), escrita por Antonio Pedro Fortuna, Bernardo Vilhena e Ricardo Barreto, O romance da univertária otária, de Evandro Mesquita e Volta ao mundo, de Evandro Mesquita, Patrícia Travassos e Chacal.

Eduardo Dusek aparecia com o Rock da cachorra. A Blitz e Dusek foram os que abriram o famoso verao do rock, de 1982. Pouco tempo depois, ainda em 1982, surgia o Barao Vermelho, com o hit Todo amor que houve nessa vida, escrita por Cazuza e Roberto Frejat, no disco chamado simplesmente de Barão Vermelho. Lobão que havia saído da Blitz há pouco tempo, onde era o baterista, lançou seu primeiro LP Chamado Cena de Cinema, com a música hit de mesmo nome, composta por Lobão, Bernardo Vilhena e Marina Lima.   

Lulu santos lançava o LP Tempos modernos, que tinha os hits Tempos modernos, escrita por Lulu Santos, Tudo com voce, escrita por Lulu Santos e Fausto Nilo, que vem a ser parceiro de Fagner e De repente California, escrita por Lulu Santos e Nelson Motta. O Herva Doce apareceu com Erva venenosa, uma versao de Poison Ivy. O grupo Radio Taxi aparecia com Garota dourada.

1983 – 24 músicas

Em 1983, A Blitz lança o LP Radio Atividade, que viria com os grandes hits À dois passos do paraíso, escrita por Ricardo Barreto e Evandro Mesquita, Weekend, escrita tambem pela mesma dupla e Betty Frígida, escrita por Antonio Pedro, Patricia Travassos, Ricardo Barreto e Evandro Mesquita e A última ficha, de Evandro Mesquita, Chacal e Ricardo Barreto. Os Paralamas do Sucesso estreiam com o LP Cinema mudo, que trazia os hits Vital e sua moto, Foi o mordomo e Cinema mudo, todas escritas por Herbert Vianna.  

A Gang 90 e as Absurdettes vieram com Perdidos na selva, escrita por Julio Barroso e Guilherme Arantes, Kid Vinil e o Magazine vieram com Sou boy. Leo Jaime vem com seu LP de estreia que traz o hit Sonia. Joao Penca e seus Miquinhos Amestrados vieram com Psicodelismo em Ipanema, escrita por Leandro. O Barão Vermelho lança Barão Vermelho 2, que trazia o hit Pro dia nascer feliz, de Cazuza e Roberto Frejat. 

Lulu Santos surge com o LP O ritmo do momento, com os hits Adviinha o que, Um certo alguem e Como uma onda (Zen Surfismo). Ritchie lança Menina veneno, escrita por ele e por Bernardo Vilhena e Casanova. A banda Brylho lança Noite do prazer. Brylho que fazia parte Claudio Zolli e Arnaldo Brandão. O Absyntho lançava Meu ursinho Blau Blau

Em São Paulo, a novidade é o novo compacto do IRA!, que traz uma música polemica chamada Pobre Paulista, escrita por edgard Scandurra. O Ultraje a Rigor lançava um compacto que tinha Inútil e Mim quer tocar

Da Bahia, surgia o Camisa de Vênus, com seu disco de estréia, que tinha os hits Bete Morreu, de Marcelo Nova e Robério Santana, e Meu primo Zé, de Marcelo Nova e Franz Hummel. 

1984 – 37 músicas

Em 1984, o fenomeno Blitz começa a perder a força e os hits já não eram tao fortes quanto os anos anteriores. No seu disco chamado Blitz 3, os hits foram Egotrip, escrita por Antonio Pedro, Patricia Travassos, Ricardo Barreto e Evandro Mesquita, Dali de Salvador, escrita por Antonio Pedro e Evandro Mesquita e Eugenio, de Evandro Mesquita, Ricardo Barreto e William Forghieri. 

O Barão Vermelho apareceu com o LP Maior abandonado, que trazia os hits Maior abandonado e Bete Balanço, ambas de Cazuza e Frejat. Lobão surgiu com o album Ronaldo foi pra guerra, que tinha os hits Corações psicodelicos e Me chama. Os Paralamas do Sucesso lançam o disco O passo do Lui, que traz os hits Oculos, Meu erro, Fui eu, Romance ideal, Ska, Mensagem de amor e Assaltaram a gramatica, todas de Herbert Vianna, com exceção de Romance ideal, que é de Herbert Vianna e Martim Cardoso e Assaltaram a gramática, que é de Lulu Santos e Waly Salomão. 

O Magazine surgia com Tic Tic Nervoso, O Doutor Silvana e Cia atacavam de Serão extra e o Radio Taxi lançava Eva. Marina Lima lançava Fullgás, de Marina Lima e Antônio Cícero. Sempre livre lançou o hit Eu sou free, de Ruban e Patrícia Travassos. O Metrô aparecia com Beat acelerado.  

Kid Abelha aparece com seu disco de estréia, chamado Seu espiao, que trazia os hits Seu espiao, de Leoni, Paula Toller e Herbert Vianna, Nada tanto assim, de Leoni e Bruno Fortunato, Alice (Não me escreva aquela carta de amor), de Leoni, Paula Toller e Bruno Fortunato, Fixação, de Leoni, Beni Borja e Paula Toller, Como eu quero, de Leoni e Paula Toller, Porque não eu?, de Leoni, Paula Toller e Herbert Vianna, e Pintura íntima, de  Leoni e Paula Toller.   

Lulu santos veio com o LP Tudo azul, que tinha os hits Tudo azul, de Lulu Santos e Nelson Motta, Certas coisas, tambem de Lulu Santos e Nelson Motta, Tão bem, de Lulu Santos e O último romântico, de Antonio Cicero, Lulu Santos e Sérgio Souza. 

Os Titãs lançavam seu primeiro LP, chamado apenas de Titãs, e que trazia os hits Sonífera ilha, de Branco Mello, Marcelo Frommer, Tony Bellotto, Ciro Pessoa e Carlos Barmack, Marvin (Patches), de R. Dunbar e G. N. Johnson, versão de Nando Reis e Sérgio Britto, Go back, de Sérgio Britto e Torquato Neto, Querem meu sangue, de Jimmy Cliff, versão de Nando Reis. O Ultraje a Rigor lançava seu segundo compacto que tinha Eu me amo e Rebelde sem causa.

Nenhum comentário: