quinta-feira, dezembro 03, 2009

Construção - Fase 1 - Framing

Um das melhores coisas que fiz nos últimos tempos foi me atrever a construir um quarto no porão da minha casa. Com as próprias mãos. Sem contratar ninguém. Por vezes o trabalho fica difícil e cansativo, aí a dica é parar, pensar e continuar no outro dia. Como primeiro projeto, muitos erros foram cometidos, o que evitará bastante perda de tempo quando for começar o segundo projeto do porão, que será o quarto das fornalhas e a laundry room.

O primeiro passo antes de tudo é organizar suas ideias acerca do projeto. O tamanho, o layout e observar os possíveis obstáculos que se terá pela frente. No meu caso, o principal obstáculo eram as tubulações do ar condicionado central/aquecimento que ficam no porão. Eu teria que fazer uma armação para cobri-las e por consequência, iria perder considerável altura do teto.

Foto 1: Como o construtor entrega a parede do basement, com isolamente térmico da metade pra cima e no concreto da metade pra baixo. Na primeira foto do post é o retrato de um ramset, gun que vocês irão ler sobre ela daqui a pouco.

O frame (quadro) é todo feito de madeira, afinal o drywall precisa ser preso na madeira. Algumas pessoas usam essa armação de metal, mas eu preferi seguir o caminho mais tradicional e usar madeira. A vantagem de metal é que ele não se expande e contrai com a mudança de temperatura e não é alvo de cupim. Também, não precisa ficar escolhendo as ripas de madeira pra ver se elas estão empenadas ou não.

Porem, escolhi a madeira. Usei os famosos 2 x 4, que são pedaços de madeira de 1 polegada e meia de espessura por 3 polegadas e meia de largura e que geralmente são vendidos com 8 pés de comprimento. A expressão two by four é usada pra simplificar essas medidas (2 = 1,5 e 4 = 3,5).

Uma gozação corrente é mandar novatos na construção procurar 2 x 4 com uma fita métrica na mão e eles nunca acham, pois todas as madeiras são 1,5 por 3,5. Foram necessárias 50 ripas.

A parte do frame é importante pois um frame em esquadro e certinho, facilita bastante o trabalho do drywall e assim por diante. Pra começar, temos que colocar os two by four deitados no chão, fazendo o layout do quarto, assim como seguindo ao lado da parede ao redor de todo o quarto, deixando o espaço da porta. Adicionei o local pro armário embutido.

Foto 2: Observe as madeiras no chão, no teto e as que ficam em pé.

Como o chão do porão é de concreto e a minha casa já tem 7 anos de construída, não é fácil perfurar o concreto pra poder aparafusar a madeira no chão. Segundo a literatura, o concreto vai ficando cada vez mais duro com o passar dos anos.

Assim, os parafusos enormes que comprei foram inutilizados e tive que recorrer à ajuda de uma ram-set gun, que nada mais é do que um cano de uma espingarda que fica com um prego numa ponta, uma bala de 22 na agulha e o gatilho é acionado por uma pancada de martelo. É um tiro de fato, que empurra o prego concreto adentro, prendendo a madeira ao chão.

Feito isso por todo o seu layout, começa-se então a criar a armação, com os two by four perpendiculares à madeira do chão e à madeira que ficará no teto. Aconselho a medir corretamente e pregar logo os two by four na madeira que ficará no teto antes de colocar no lugar. Aí depois é só levantar e bater os pregos na parte na madeira que está no chão. Esse conselho é pratico pois bater os pregos enviesados pra cima é bastante chato.

Como o quarto tem 4 paredes, duas ficam perpendiculares às vigas da casa e duas ficam paralelas. Evidentemente, perpendicular é bem mais fácil pois encontra-se madeira pra pregar o seu frame em qualquer lugar. Paralelas é mais complicado, pois você tem que adicionar madeira em quase toda junta. Você as vezes pode querer mudar um pouco a localização da parede pra se adequar à viga do teto, mas tome cuidado pra não bagunçar tudo em nome da preguiça de pregar umas madeiras extras. Cada madeira que fica em pé tem que ficar a uma distância de 16 polegadas uma da outra, que vem a ser o padrão canadense.

Foto 3: A parte do armário e a abertura da porta. Observe que a parede direita já foi feita pelo construtor, que vem a ser um das paredes de sustentação da casa. Eu tive que fazer as outras três paredes pra sustentar o drywall. A parede do fundo ainda falta fazer na foto.

Pra essa parte do trabalho, você precisa de fita métrica, de uma ramset gun, de pregos pra ramset, de cartuchos de 22, de linha de giz, martelo, pregos spike de 3 polegadas e meia (16d), nível, esquadro e uma serra circular.

Fita métrica você precisa pra a cada minuto, pois tudo tem que ser medido milimetricamente. A ramset gun, seus pregos e cartuchos, como já disse, é pra assentar a madeira do chão no concreto. A linha de giz é pra marcar linhas pra futuro corte. Pregos spike de 3 e meia polegadas são necessários pra junção de dois 2 x 4, uma vez que 1,5 polegadas é o primeiro 2 x 4 e então ele entra mais 2 polegadas dentro do madeira a ser juntada. Nível é necessário pra manter tudo em esquadro e correto e uma serra pra poder fazer os cortes na madeira. Também usei um esquadro quando estava montando o frame, facilita bastante e acelera o trabalho de juntar as madeiras e de cortar.

Tenha sempre a certeza de que as madeiras que ficarão em pé estão sempre alinhadas com a de cima e a de baixo, senão isso afetará na colocação do drywall, causando uma baixa ou uma barriga.

Os custos pra esse parte 1, que foi o framing, se não tiver as ferramentas, seriam de:

Fita métrica – marca Husky, 7,6m/25 polegadas custa $12,47. A ramset gun custa $32,99, uma caixa com 100 pregos de 2 polegadas e meia custa $15,99 e os cartuchos de 22 custam $10,99, a caixa também com 100 unidades. A gun, os pregos e os cartuchos são todos da marca Ramset.

As ripas de madeira pro frame foram da marca Tembec, e custaram $2,37 cada uma, totalizando $118,50. Uma caixa de prego spike 16d com 180 pregos custa $12,69, da marca Tree Island. Um martelo de framing da marca Stanley de 28 onças custa $49,99. A linha de giz custa $9,99 da marca Irwin e um nível de laser no formato mouse de computador custa $19,99, da marca Johnson.

Uma serra circular da marca Skil, de motor de 2.3 HP custa $59,99, com serra de 18,4 centimetros de diâmetro ou 7 polegadas e ¼. E o esquadro de carpinteiro de 8 polegadas por 12 custa $7,79, da marca Johnson. O total pra essa primeira parte do projeto seria de $351.38 + 13% de impostos, ficaria $397.05.

Porem, eu já tinha o martelo e a fita métrica, então subtrai-se e fica-se com a conta de $288.62 + 13% de impostos, que é igual a $326.14.

3 comentários:

Unknown disse...

Caralho Das, ja dá pra voce ganhar dinheiro com isso, depois que vc aprende é contratar os mineiros por um preçinho camarada e curtir a grana.
KKKK

Fabiano cavalcante disse...

Eu tô com vontade de fazer isso mesmo, comprar umas casas fudidas e reformar e vender. curso de engenharia que fiz da porra. kkkkkkkk

Duda disse...

Com a mão você trabalha bem...