quarta-feira, dezembro 02, 2009

Manulife

Eu tenho dois bebês quando se tratam de ações. Um se chama Royal Bank of Canada e o outro chama-se Manulife Corporation. Um é o maior banco do Canadá e a outra a maior empresa de seguros canadense. São essas duas empresas que eu acompanho todos os dias, afinal de contas, é do meu profundo interesse saber o que acontece com elas.

Sem muitas novidades no Royal Bank, a novidade dessas últimas semanas nos jornais foi a Manulife. Com a intenção de arrecadar 2,5 bilhões de dólares, colocaram mais ações no mercado, diluindo o preço de cada ação. A empresa alega que está se posicionando pro longo prazo.

A empresa acredita que mesmo abaixando o valor de cada ação, que caiu da casa dos 22 dólares pra casa dos 18 dólares, eles estão pegando dinheiro suficiente pra se protegerem contra cenários económicos mais negativos e se posicionando a tirarem vantagem de aquisições atrativas e assim como, terem maiores oportunidades de crescimento.

Esses dois bilhões e meio de dólares foram vendidos a um grupo liderado por duas empresas: Scotia Capital e Royal Bank of Canada Dominion Securities. Eles compraram a ação à 19 dólares, quando ela valia 22 no mercado.

Os investidores não reagiram bem a operação realizada pela Manulife. Tudo isso porque a ação da empresa já vinha recebendo pressão do mercado por muitos meses consecutivos depois de cortar os seus dividendos pela metade no começo de 2009.

A notícia não agradou ao grande Stephen Jarilowsky, presidente da Jarilowsky Fraser Ltd., um dos maiores acionistas da Manulife. Jarilowsky é considerado o Warren Buffet canadense. Começou do nada e hoje tem uma das maiores fortunas do setor financeiro. Ele disse que ficou terrivelmente desapontado, pois segundo ele, se a empresa cortou os dividendos pela metade, deveria ter dinheiro em caixa pra se defender e a ultima coisa que eles deveriam querer era mais diluição do valor da ação ao emitir mais ações. A Manulife atualmente tem 1,61 bilhões de ações no mercado.

Isso me deixa um pouco preocupado, mas ao mesmo tempo, acho que a hora é boa pra comprar ações da Manulife. Jarilowsky sabe muito bem disso e ele mesmo deve estar comprando mais. Eu tive a oportunidade de assistir uma aula dele na HEC Montreal, onde fiz meu curso de mestrado. Ele foi professor convidado pra nossa turma de “Liderança de Analises de Caso”, da professora titular Francine Harel Giasson. O valor da ação da Manulife ontem, primeiro de Dezembro foi de $18,70.

Nenhum comentário: