domingo, fevereiro 21, 2010

Vinho rosé

Rosés são os vinhos cor-de-rosa. Eles são feitos a partir das uvas vermelhas, mas não ficam vermelhos porque não ficam bastante tempo em contato com a casca das uvas. Eles ficam apenas alguma horas, em comparacao com dias ou semanas que ficam os tintos. Porque o tempo de contato com a casca, que é o tempo onde o suco e a casca se relacionam, é curto, o vinho rosé absorve muito pouco tanino das cascas. Assim, você pode gelar o rosé e bebe-lo como você bebe o vinho branco.

Mas nem todo rosé é chamado de rosé. Muitos rosés de hoje são chamados de vinhos blush, um termo inventado pelos marqueteiros de vinho pra evitar de usar a palavra rosé. Tudo isso porque nos anos 1980, os vinhos rosé não eram muito populares. Mas blush que vem do inglês ruborizar, quer dizer a mesma coisa. Quando uma pessoa fica com a cara vermelha clara quando está com vergonha de alguma coisa? Mais ou menos assim. Mas por exemplo, um zinfandel branco é na verdade um rosé.

Os vinhos rosé que tem branco no nome são bem doces. Os que se chamam de rosé podem ser bem doces também, mas rosés maravilhosos da Europa e alguns dos Estados Unidos também, são secos (não são doces). Alguns dos bebedores mais fanáticos de vinhos não bebem os vinhos rosés, mas os bebedores menos tradicionalistas estão descobrindo os prazeres que um bom rosé pode trazer, principalmente em temperaturas mais quentes.

Eis algumas ocasiões pra beber rosé. Quando ela está comendo peixe e ele carne. Ou vice-versa. Quando um vinho tinto parece ser muito pesado. No almoço tipo hamburguers, sanduíches que tem queijo grelhado. Em piqueniques, nos dias quentes. Pra evitar que uma pessoa tome uma Coca-Cola. Nas noites quentes. Pra celebrar a chegada do verão ou primavera. Com presunto ou pratos de porco. Quando você quiser jogar pedras de gelo no seu vinho. Ou no dia dos namorados e em qualquer situação cor-de-rosa.

A sua escolha entre um vinho branco, um tinto ou um rosé irá variar com a estacão do ano, com a ocasião, e o tipo de comida que você está ingerindo, sem mencionar o seu gosto pessoal. Mas escolher a cor que você vai beber geralmente é o pontapé inicial pra selecionar o vinho especifico que se vai comprar na loja de vinhos ou em um restaurante. Muitas lojas de vinhos e restaurantes organizam os vinhos primeiramente pela cor, pra depois começaram a fazer outras distinções, como variedades das uvas, regiões dos vinhos ou categorias de sabores.

Apesar de alguns tipos de comida dividirem a compatibilidade com o vinho branco e o tinto, a exemplo do salmão grelhado, que pode ser delicioso com um rico branco ou um tinto frutificado, a sua preferência por tinto, rosé ou branco será geralmente a sua primeira consideração ao combinar vinho com comida também. Combinar vinho com comida é um dos aspectos mais divertidos do vinho, porque as possíveis combinações são praticamente sem limites. E o melhor de tudo é que o seu gosto pessoal é quem dá as cartas.

Nenhum comentário: