sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Vinho tinto

Nesse caso, o vinho tinto é vermelho mesmo, podendo ser roxo, tinto da cor de rubi, mas são vermelhos. Os vinhos tintos são feitos a partir das uvas que são vermelhas ou azuladas, que são chamadas pelos produtores de uvas negras. Deve ser porque o negro é o contrário do branco.

A diferença mais óbvia entre o vinho branco e o vinho tinto é a cor. A cor avermelhada ocorre quando o suco sem cor das uvas fica em contato com a pele das uvas durante o processo de fermentação e absorve a cor da pele. Juntamente com a cor, a casca da uva dá o tanino ao vinho, uma substancia que é parte importante do gosto dos vinhos tintos. A presença do tanino nos vinhos tintos é na verdade a maior diferença de gosto entre os vinhos brancos e vinhos tintos.

Os vinhos tintos variam muito nos seus estilos, isto se dá parcialmente porque os produtores possuem diversas maneiras de ajustar a sua receita pra atingir o resultado que desejam. Por exemplo, se o produtor deixar o suco em contato com a pele por um período longo, os vinhos se tornam mais “tanicos”, sendo mais firmes na boca, como um chá forte. Um vinho tanico pode fazer você querer vomitar. Se os produtores tiram o vinho em pouco tempo, o vinho fica mais leve e menos tanico.

Os vinhos tintos tendem a serem consumidos como parte de uma refeição ao invés de uma bebida pra se beber sozinha. Graças a uma grande variedade de vinhos tintos, você pode encontrar vinho tinto pra acompanhar praticamente qualquer tipo de comida e em qualquer ocasião em que você deseje beber vinho, com exceção dos momentos em que você deseje beber vinhos espumantes, pois a maioria dos espumantes são brancos ou roses.

Uma maneira de estragar o gosto do vinho tinto é bebe-lo muito gelado. Os taninos podem ter o gosto verdadeiramente amargo quando o vinho tinto está gelado, como num copo gelado de um chá muito forte. E outra é bebe-lo muito quente. A regra é: se a garrafa parecer fria na sua mão, ela está numa temperatura boa.

Algumas pessoas reclamam que não podem beber vinho tinto sem terem uma forte ressaca no dia seguinte. Geralmente, eles culpam os sulfitos do vinho. Isso é engraçado, pois os tintos possuem bem menos sulfitos do que os vinhos brancos. Tudo isso porque o tanino dos tintos agem como os preservativos, fazendo com que o uso dos sulfitos seja menos necessários. Os vinhos tintos possuem componentes como a estamina e outras substâncias derivadas das cascas das uvas que podem ser os culpados. Mas com certeza a fonte dessa ressaca não são os sulfitos.

Nenhum comentário: