sábado, abril 24, 2010

Estrela

Quando eu era pequeno, um brinquedo da Estrela significava uma coisa boa, um produto de elite, um produto sonhado e comentado. Não lembro bem o nome, mas tinha uma loja ali no Centro de Natal, centro este que chamávamos de “cidade”. Esta loja se chamava se não me engano “Loja da Criança” ou algo assim. A Estrela na minha mente estava associada com aquela loja, que na minha cabeça de criança, era ali onde se encontrava o paraíso.

E mesmo durante muitos anos apos a minha infância, um produto da Estrela continuava a ser um produto diferenciado. Mas entrou em dificuldade financeira no começo dos anos 90 e em 1994, fechou o exercício com um endividamento de 48 milhoes de reais junto aos bancos.

Em 1995, vendeu ativos e colocou 9 milhoes no caixa e no final do ano, havia reduzido sua dívida pra 25 milhoes de reais. Mesmo assim, amargou um prejuízo de 69,1 milhoes, que fora o maior registrado nos 56 anos de Estrela até então, ainda que tenha faturado 140,3 milhoes de reais nesse ano.

Em 1996, a empresa vendeu mais ativos e colocou mais 22 milhoes de reais no bolso. Isso aí incluía os 50% que a Estrela tinha no fabricante de jogos eletronicos “Playtronic”, que foi vendida à Gradiente por 7,3 milhoes de reais.

Quem estava no comando dessa recuperacao da Estrela foi Carlos Tilkian, hoje em dia com 51 anos de idade. Tilkian chegou a Estrela em Agosto de 1993 pra assumir a vice-presidencia da empresa. Antes, ele havia trabalhado 17 anos na Gessy Lever.

Em 1995, de uma só tacada, ele comprou 85% do capital votante da empresa. Ele conseguiu o dinheiro fazendo empréstimos pessoais com uma única instituicao financeira, o Itaú. O antigo dono da Estrela embolsou 22,5 milhoes de reais e continuou com 3% do capital votante.

A empresa enfrentou novamente uma crise em meados dos anos 2000, maior ainda do que a crise dos anos 90, por causa da concorrência chinesa e dos custos elevados de producao. Em 2004, a Estrela faturou apenas 80 milhoes de reais e teve um prejuízo de 30 milhoes de reais. Em 2005, teve um faturamento de apenas 57 milhoes e um prejuízo de 37 milhoes.

Nessa época, a líder do mercado era a americana Mattel, dona da Barbie. Em 2006, a Estrela relançou a boneca Susie e retomou o seu caminho de crescimento. Em 2008, teve um faturamento de 108,2 milhoes, embora tenha tido um prejuízo de 24,6 milhoes de reais. Em 2010, a situacao da Estrela pode piorar, pois especula-se a criacao de uma gigante brasileira de brinquedos, que viria a ser uma juncao de outras fábricas do país, alem de uma empresa americana e outra chinesa.

2 comentários:

Cinara M.M.Andrade disse...

Oi Fabiano! estou me atualizando lendo todo o blog. Havia perdido o link. By the way, passei para umas pessoas que estao adorando suas escritas. Nao deixe de escrever!
Beijos.

Fabiano cavalcante disse...

Obrigado pelo carinho, Cinara! E nao deixarei de escrever. Isso é aqui é minha válvula de escape. Beijos.