quinta-feira, abril 15, 2010

Visão

As pessoas apreciam o vinho no copo, percebendo a intensidade do brilho e a forma como ele reflete a luz, tentando decidir precisamente qual é a sombra do vermelho e se ele vai manchar a toalha da mesa pra sempre caso derrame.

Para observar a aparência do vinho, vire uma taça meia cheia de vinho pra longe de você e olhe a cor do vinho contra um fundo branco, como uma toalha de mesa ou um pedaço de papel branco, pois um fundo colorido distorce a cor do vinho.

Observe como ele é escuro ou pálido, qual sua cor, e se as cores vão desaparecendo a partir do centro do vinho até a borda, onde ele toca o copo.

Também perceba se o vinho é nebuloso, claro ou brilhante. A maioria dos vinhos é claro. Alguns vinhos que não são filtrados podem ser menos brilhantes, mas não devem nunca serem nebulosos. Com o tempo, você começa a perceber padrões, como uma cor mais profunda nos vinhos tintos mais novos.

Se você tem tempo pra gastar, você deve então girar o vinho dentro do seu copo e observar o jeito que o vinho corre dentro do copo. Alguns vinhos formam pernas ou lágrimas que fluem devagar. Há algum tempo, essas pernas eram interpretadas como um sinal certo de ser um vinho rico, de alta qualidade.

Hoje em dia, todos sabem que as pernas do vinho são um fenômeno complicado que tem a ver com a tensão da superfície do vinho e a taxa de evaporação do álcool do vinho. Se você é um físico, este é uma ótima oportunidade pra mostrar que você é o cara e explicar esse fenômeno pros seus amigos conhecedores de vinho. Mas se não for um físico, não tire outras conclusões a partir das pernas dos vinhos.

Nenhum comentário: