quinta-feira, agosto 11, 2011

E todo mundo explica tudo…

As pessoas tendem a achar que estão sendo perseguidas pelo acaso ou que tem má sorte quando alguma coisa acontece com elas que as irrita. Mas tudo tem explicação científica. Vejamos.
 
Porque todas as torradas caem da mesa com a manteiga virada pra baixo? Ora, uma torrada, um livro ou qualquer objeto de formato semelhante possui uma tendência de cair de cabeça pra baixo porque o torque gravitacional não é suficiente para que eles girem completamente sobre si mesmos antes de chegar ao chão. O objeto não tem tempo de dar uma volta completa de maneira a atingir o chão com a manteiga pra cima. A distância entra e a mesa e o chão fosse maior, a manteiga iria cair pro lado de cima.

Porque sempre pensamos que a fila em que estamos no supermercado é a mais lenta? A lei das probabilidades explica. É sempre mais provável que você pegue a fila mais lenta. Se tivermos 5 caixas, a probabilidade de pegar a fila que esteja andando mais rápido naquele momento é de apenas 20%. Assim, você tem 80% de chances contra você. Em outros números, em cinco chances, você tem 4 de entrar numa das filas mais lentas. Ao longo do dia, elas andam em velocidades iguais, mas a sensação é diferente em determinado momento do dia. E se tiverem 10 caixas, a probabilidade aumenta mais ainda.

Porque quando vamos procurar a chave no chaveiro é sempre a ultima do molho? As chances que a chave correta seja a primeira ou a ultima são exatamente iguais. As possibilidades de acerto diminuem de forma proporcional à quantidade de chaves no chaveiro. Num molho com 10 chaves, as chances são de 10% de acerto. As chances aumentam bastante quando são feitas as cinco primeiras tentativas, quando restariam apenas 5 chaves. Mas ao chegar nesse ponto, as pessoas já acham que existe uma conspiração do universo contra elas.

Porque muitas pessoas se espantam ao descobrirem que fazem aniversário no mesmo dia? Matematicamente, isso é muito provável. Se você juntar um grupo de 23 pessoas escolhidas ao acaso, as chances de que duas façam aniversario no mesmo dia é de 50%.

Porque as meias que se perdem são sempre parte de um par completo e nunca a meia que já está sozinha? Imagine que você tem uma gaveta com 10 pares de meias. Uma dessas meias se perde. A questão é saber qual a próxima meia a desaparecer. Pela lei das probabilidades, a outra meia a se perder terá mais chance de fazer parte dos 9 pares de meias completas do que a meia sozinha. Quando a terceira se perder, continua ainda muito provável que seja de outro par. Numa gaveta com 10 pares de meias, é 4 vezes mais provável que você algum dia acabe sem um único par completo do que com todos eles completos. Só resolve se você comprar todos os pares da mesma cor.

Nenhum comentário: