quarta-feira, setembro 21, 2011

Fuja das Telecoms

Eu já havia dito há alguns anos atrás que a Blockbuster teria um futuro triste. Eis que esse ano ela fechou as portas aqui no Canadá. Mas era obvio, com tanto filme sendo baixado pela internet e pelos vídeos on demand, quem iria perder seu tempo de sair de casa pra ir buscar um filme e ainda mais, caso não devolvesse em tempo, pagando multa por atraso? Era um negocio fadado ao fracasso, como foi o caso das maquinas de escrever.

Se acreditar, não invista seu dinheiro em empresas de telefonia, pois elas vão sofrer um grande baque nos próximos anos. Hoje em dia, as empresas que fornecem telefones sob a tecnologia VOIP (Voice over the internet protocol) irão dominar o mercado. Elas oferecem um telefone bem mais barato e com muito mais features pros clientes.

Elas são muitas: voip.ms., 8x8, magicjack, e por aí vai. Mesmo alem dessas empresas, ainda há o Google talk e o skype, caso você não se incomode de fazer ligacoes pelo computador. O futuro das grandes nesse ramo de telefonia de voz está fadado, escutem. 

As empresas que oferecem telefone VOIP estão melhorando e tomando conta do mercado. Os custos tem diminuído e as empresas novas estão oferecendo cada vez mais baratas as “linhas”. Alem disso, está cada vez mais fácil instalar e usar telefone VOIP. Assim como a qualidade está cada vez melhor.

Telefonia VOIP responde atualmente por 33,5% das linhas de telefone na America do Norte. Especialistas esperam que pelo fim do ano de 2015, essa tecnologia chegue a 68,2%. E eles dizem que isso se dá pela facilidade de uso dessa nova tecnologia.

Bell Canada tem 19% da receita oriunda das linhas das casas das pessoas. Eles vem perdendo porcentagem do mercado nesse setor há anos. Ninguém pretende continuar pagando 50 dolares por mês por uma linha de casa.

Especialistas acreditam que a mesma historia vai ocorrer também para os telefones celulares no que diz respeito à transferência de voz. Como crescemos somente pagando voz pelos celulares e hoje pagamos por voz e dados, acredita-se que iremos pagar somente por dados no futuro e que a voz será gratuita.

Assim, investir no longo prazo em companhias que tem grande parte do faturamento e lucro vindo da área de voz é uma péssima ideia. Os dividendos podem até ser atrativos, mas se trata de uma barca furada. Portanto, pra não correr o risco, fuja das Telecoms.

Nenhum comentário: