sexta-feira, fevereiro 01, 2013

A primeira “derrota” de Lula



O cidadão Luís Inácio Lula da Silva saiu também como um azarão no início da corrida presidencial de 1989 e chegou até o final do segundo turno praticamente empatado com Collor nas pesquisas. Mas tudo isso foi uma surpresa até mesmo pro PT, que pensava em lançar Lula em 1989 somente pro nome dele pegar no país e só depois em 1994, concorrer de fato à uma vaga na presidência.

Contra a sua candidatura, tínhamos a falta de preparo intelectual de Lula, o radicalismo do PT, que deixava muitos eleitores na defensiva e a falta de experiencia administrativa, tanto de Lula quanto de sua equipe de sustentação.

Lula era ate então, além de líder do PT, um deputado bom de voto mas de participação inexpressiva na Assembleia Nacional Constituinte. Saiu da disputa como um político capaz de crescer durante a campanha, de tecer acordos como os que fez com Brizola e Covas para o segundo turno e que possuía bastante carisma, comprovado pelo desempenho dele nos palanques e na votação final.

Podemos concluir então que, apesar de uma derrota, essa disputa foi muito positiva pra Lula e o PT, como poderíamos comprovar três eleições depois dessa. Pra um candidato que tinha intenção apenas de se mostrar ao país e com poucos recursos, que fazia Lula ficar horas e horas nos aeroportos, pois fazia sua campanha em voos de linha, Lula saiu mais do que vitorioso. Muito mais do que ele merecia.

Nenhum comentário: